Conheça o ramekin e algumas maravilhosas receitas

O ramekin (que também aceita a grafia “ramequim”) é um pequeno pote redondo utilizado tanto para preparar, como para servir vários tipos de alimentos. A peça é de origem francesa, suas características finas e discretas compõem as mesas de modo sofisticado e agrega valor ao dia a dia de homens e mulheres.

Os ramekins são fabricados a partir do material de porcelana, uma opção extremamente interessante, por conta da altíssima qualidade e extensa durabilidade. O pote tem tamanho pequeno, geralmente, a relação entre a altura e o diâmetro é de 1,9x, ou seja, um ramekin com 5 centímetros de altura precisa ter 10 centímetros de diâmetro.

Os modelos mais tradicionais da peça francesa são os brancos com acabamento de linhas verticais na parte externa e totalmente lisos na porção interna. Mas também é possível encontrar tipos de ramekin bem coloridos, estampados e com outros traços na forma de acabamento.

Apesar das diferenças em relação às formas e cores, existe uma característica que é igual e também a mais importante para todos os ramekins – os potes têm a capacidade de resistir às altas temperaturas de fornos domésticos e até mesmo daqueles utilizados em restaurantes que podem alcançar mais de 350ºC. Este é o ponto chave, uma vez que muitos alimentos servidos em ramekin têm o seu processo de preparo no forno.

O alimento mais comum para esse tipo de pote é o crème bulee de suflês, um tipo de sobremesa feita com creme de leite, mascarpone e cobertura de framboesa, pistache ou limão-siciliano. Para servir este doce, é preciso utilizar um ramekin com a borda um pouco mais alta do que os modelos tradicionais, essa opção faz com que a calda de açúcar não vaze do recipiente. Uma outra variação de comida que não só pode, como deve ser servida em ramekin é o suflê de queijo.

A preparação desse prato também precisa ser feita em forno a altas temperaturas. É possível servir o suflê em ramekins clássicos ou com formatos e detalhes bem diferentes, como aqueles feitos em forma de coração; frutas; folhas ou ainda bem coloridos ou com estampa de animal print. Realmente existe muita variedade de composições para combinar perfeitamente com todo tipo de mesa e ocasião.

Na loja Roberto Simões Casa é possível encontrar um lindo ramekin com características condizentes com os modelos mais clássicos. A peça da loja é branca, feita de cerâmica com linhas verticais por fora e lisa por dentro, já a capacidade dela é de 315ml.

A cor neutra do modelo possibilita grande versatilidade para que possa completar ou destacar todas as composições de mesa, seja do café da manhã, do almoço ou do jantar. Caso você queira criar um visual mais moderno e até levemente despojado, é possível colocar à mesa, ramekins brancos como esse da RS Casa e outros coloridos. Só tome cuidado para que o leque de cores não destoe a imagem da mesa. Ficou interessado (a) nas peças, mas não sabe exatamente como preparar alguns pratos? Temos certas sugestões muito saborosas e que agradam diversos paladares.

Suflê de Cointreau

Depois dessa ótima receita, você nunca mais vai achar que é difícil preparar um bom suflê. Você vai precisar de:

2 ovos

2 colheres (de sopa) de açúcar

1 colher (de sopa) de cointreau

Raspas de 1 laranja

Modo preparo

Unte o ramekin com manteiga e açúcar, reserve e coloque na geladeira. Separe as claras das gemas. Coloque as raspas de laranja marinando no cointreau (também dá para substituir essa bebida por vodka ou licor). Em um refratário, coloque açúcar, as gemas e bata bem até a mistura ficar com cor de amarelo claro (como uma gemada). Em seguida, adicione as raspas de laranja junto com o cointreau às gemas. Bata muito bem as claras até elas ficarem bem branquinhas, depois, adicione-a junto a mistura de gemas, bebida e raspas de laranja. Coloque tudo no ramekin e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Se preferir, sirva com sorvete.

Suflê de Frango especial

É claro que um prato salgado também não pode faltar.  Para o suflê de frango você vai precisar de:

1 kg de peito de frango

2 tabletes de caldo de galinha

2 litros de água

2 copos de requeijão

2 latas de creme de leite

3 claras em neve

Cheiro verde a gosto

1 cebola ralada

1 dente de alho.

Modo preparo:

Cozinhe o peito de frango junto com o caldo de galinha por aproximadamente 1 hora, depois, desfie todo o frango. Reserve o caldo usado para cozinhar o frango. Em seguida, refogue o frango com a cebola ralada, o dente de alho, o cheiro verde e o caldo reservado (coloque o caldo até cobrir o frango). Em ramekin médio ou grande, use o requeijão para untar, coloque o frango refogado, e, por cima do frango, adicione o creme de leite com o soro, e a clara em neve. É importante colocar o frango só até a metade do ramekin para que a cobertura não transborde. Depois é só levar ao fogo e esperar cerca de 25 minutos.

Veja também:

Deixe uma resposta

You May Also Like