Mesa posta sem erro! Veja como montar 2 modelos rápidos e fáceis para seu jantar

mesa posta sem erro - como montar duas disposições diferentes!

Alguns ainda acham difícil montar um mesa posta para os convidados e nós viemos te mostrar que não é tão complicado assim 🙂 Hoje separamos dois modos super fáceis e rápidos para montar uma mesa posta sem erro. 

Nós reservamos em fazer o passo-a-passo para dois tipos de ocasiões: Um jantar/almoço informal e outro informal! E até o final do artigo reservamos uma algumas dicas especiais!

Vamos as configurações?

A forma básica para a mesa posta sem erro

mesa posta sem erro - como montar duas disposições diferentes!

Essa é uma configuração básica para começar nossos exemplos abaixo! (Reprodução: taste of home)

Esta configuração é apropriada para a maioria das ocasiões e você apenas adiciona as peças básicas conforme necessário.

O sousplat onde será servido o jantar está posicionada no centro do local e tudo o resto é colocado à sua volta. Então, o talheres está disposto ao redor da placa na ordem em que será usado:

  • À esquerda do sousplat está o garfo.
  • À direita do sousplat está a faca e a colher. A faca é colocada à direita da placa com a borda afiada em direção à sousplat. À direita da faca é a colher.
  • Um copo de água vai acima da faca.

Os guardanapos podem ser colocados sob as garfos ou no sousplat para uma configuração informal.

Tudo certo até aqui? Então vamos as configuração de mesa posta!

Mesa posta informal para jantar ou almoço!

mesa posta sem erro - como montar duas disposições diferentes!

Simplesmente comece com uma configuração básica e adicione-a com esses itens. (Reprodução: Taste of home)

  • Se uma salada for servida, o garfo de salada é colocado à esquerda do garfo do jantar. Elimine o garfo de salada se nenhuma salada for servida ou coloque-a à direita do garfo do jantar para usar como um garfo de sobremesa, se apropriado. (O garfo de sobremesa também pode ser trazido à mesa quando a sobremesa é servida).
  • Se a sopa for servida, coloque a tigela no prato e uma colher de sopa à direita da colher de bebida.
  • Pratos de salada ou pão e manteiga vão para a esquerda dos garfos. Posicione os pratos de manteiga acima dos garfos com o espalhador de manteiga colocado na placa.
  • Xícaras e molhos vão acima das colheres com a alça na direção da direita. Taças de vinho ou de água podem ser posicionados à esquerda da xícara de café.

Viu só a simplicidade ajuda na hora de compor sua mesa posta sem erro!

Mesa posta formal para o jantar!

mesa posta sem erro - como montar duas disposições diferentes!

Comece com a configuração para um jantar ou almoço informal e adicione-o usando as seguintes ideias (Reprodução: Taste of home)

  • Os copos de vinho branco e vermelho (se necessário) juntamente com os óculos de água estão posicionados à esquerda da xícara de café.
  • As colheres de bebidas, sopas e/ou sobremesas estão à direita da faca ou podem ser trazidas à mesa quando a sopa ou a sobremesa é servida.
  • Para maior elegância, coloque um carregador sob a placa de jantar.

Confira também nosso artigo: Como fazer uma mesa posta de natal especial para este ano!

Dica extra: Como preparar tudo para receber um jantar mais formal?

O fim de ano é um momento perfeito para adicionar uma pequena elegância à sua mesa. Em vez de uma ceia informal de estilo familiar, onde a comida é servida por cada convidado, tente um jantar formal, onde os pratos individuais de comida são servidos aos convidados.

Veja como você pode proceder com seus

  • Mantenha a lista de convidados pequena;
  • Traga sua china, cristal, prata e melhores roupas de linho. Use cartões de lugar para que os convidados não tenham que adivinhar onde se sentar. Você pode até optar por uma dobra elegante com seus guardanapos.
  • Ao selecionar uma peça central para a mesa, certifique-se de que não é muito alto (10 a 12 polegadas é uma altura máxima aceitável), caso contrário os convidados não poderão se ver na mesa.
  • Sirva aperitivos e bebidas na sala de estar antes de se sentar.
  • Antes de chamar convidados para a mesa, encha as copas de água e coloque o pão e a manteiga para que os convidados passem.
  • Quando os convidados terminaram com a salada, limpe os pratos e utensílios utilizados. Em seguida, prepare e enfeite os pratos de jantar individuais na cozinha.
  • Antes de servir a sobremesa, limpe a mesa de todos os pratos, incluindo molhos extras, agitadores de sal e pimenta e pratos de condimento.
  • Sirva a sobremesa e as xícaras de café. Coloque o açúcar e creme sobre a mesa.
  • Evite a tentação de limpar a mesa e começar a lavar pratos… que pode esperar até que seus convidados saírem!

Desta forma você criara uma atmosfera mais elegante para seu jantar, tornando ele memorável para todos! E claro em nossa loja você encontra os melhores aparelhos de jantar e acessórios para mesa!

Dê uma espiadinha aqui na RS Casa! Nos falamos em breve nos próximo artigo!

Deixe uma resposta

You May Also Like